Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

A Lei da Inércia e a produtividade

inércia produtividade

Se existe uma coisa na qual eu não sou bem sucedida é em física. Não me entenda mal, eu acho linda a teoria — são os números que não se comportam bem na minha cabeça.

Lembro-me pouco do que estudei na escola, mas uma das afirmativas que ficaram em minha memória é esta:

“Um corpo que está parado (inerte), tende a permanecer parado; um corpo que está em movimento, tende a permanecer em movimento”


Primeira Lei de Newton, a “Lei da Inércia”

Os números ou fórmulas relacionados a essa lei eu simplesmente apaguei da memória (quer dizer, se algum dia eles já estiveram lá, né!). Entretanto, essa afirmativa fala diariamente ao meu coração de uma forma que, certamente, não foi a intenção quando Newton criou a “lei”.

A nossa mente, caída como é, nos prega peças, principalmente quando temos a tendência a procrastinar. Muitos pensamentos como “estou muito cansado”, “não vou conseguir fazer porque é muito difícil” ou simplesmente um “não estou com vontade/não quero” fazem com que deixemos de realizar tarefas importantes, sejam simples ou um pouco mais exigentes (lavar uma louça, fazer algo da faculdade ou do trabalho, etc.).

Se cairmos nessa cilada, é possível que, um pouco depois, nos vemos sem tempo de fazer o que precisávamos, ou até deixamos de fazer completamente aquilo. O resultado é um sentimento de culpa terrível, e pensamentos invasivos sobre como somos pessoas ruins, desorganizadas, irresponsáveis e daí para baixo — e tudo isso só nos faz realizar menos ainda, em vez de nos impulsionar.

Como, então, mudar esse tipo de ciclo? O que tem funcionado bastante comigo é lembrar da primeira lei de Newton e, é claro, não desistir (como já falei neste post). Pense: como é seu estado quando você pensa aquele tipo de coisa que disse acima? Muito provavelmente você está parado (sentado, deitado, apenas parado), pensando em como você está cansado, ou em como aquela tarefa que você precisa fazer é chata/difícil e coisas do tipo.

A solução: movimente-se. Se você ficar parado, vai continuar parado e dará trela para sua mente; se você levantar e se movimentar, seu corpo vai “tender” a estar em movimento e, assim, você vai poder COMEÇAR a TENTAR.

O que muito frequentemente acontece comigo é que, quando chego do trabalho, exausta, quero apenas comer e descansar; entretanto, ainda preciso fazer algumas tarefas, como colocar minha marmita, limpar a areia das gatas, e mais. Se eu simplesmente me sentar, acabou o dia — vou precisar de 10 vezes mais forças para me levantar e fazer o que preciso. Em contrapartida, se já chego do trabalho (isto é, ainda em movimento) e pego essas tarefas para fazer, me livro do que é necessidade e posso descansar sem preocupação.

Simplificando: você está parado, jogado pela casa, e não quer lavar a louça? Solução: LEVANTE E LAVE. Você está parado, pensando em como é difícil aquele trabalho que lhe pediram para fazer (sem sequer começar e atestar que de fato é difícil)? COMECE A FAZER e você vai sentir que o mais difícil é começar — uma vez que você tenta, consegue prosseguir, mesmo que só um pouco (o que já é melhor do que nada).

Lembro bastante da história de Elias em I Reis que, quando estava em “movimento”, realizou muitos feitos e enfrentou Acabe, Jezabel, e todos os que faziam o que Deus reprova. Ao passo que, quando ele se sentiu amendrontado, fugiu para deitar debaixo de uma árvore… porque estava basicamente “cansado daquilo tudo”. Em sua infinita misericórdia, Deus enviou seu anjo para dizer para Elias que, na verdade, ele estava equivocado, pois ele ainda teria uma “viagem muito longa” – ele só precisava levantar e seguir, permanecer em movimento.

É claro que este post não é para alimentar pessoas que não param nunca, e sequer descansam. Descansar é preciso. Entretanto, existem dias em que nós temos coisas a fazer e não colocamos a mão na massa por simples bater preguiça, procrastinação e outros pensamentos sabotadores.

Se você se vê envolvido por esse tipo de pensamento e atitudes inertes, que só prejudicam a sua produtividade, tente lembrar-se sempre da lei da inércia, da história de Elias e tente sempre continuar em movimento pois se você parar, continuará parado e se sentirá mal depois por isso.

Não temos anjo que tente nos acordar debaixo da árvore em que estamos parados, mas temos algo melhor ainda, o Espírito Santo de Deus. Peça a ele forças sempre que você achar que o que tinha em você se esvaiu; Ele te encherá novamente, eu creio! 🙂

Se lhe serviu de alguma ajuda, compartilhe o post, e comente com suas experiências também! 😘

Até mais!

Publicidade

Publicado por Priscila Klopper

Apenas grata pelo Pai ter nos proporcionado viver uma ínfima parte do que é sua perfeita organização e produtividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.